Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2008

“Garota de Ipanema”

“Garota de Ipanema” é uma famosa canção da Bossa Nova e da MPB (Música Popular Brasileira), composta originalmente por Vinícius de Moraes e António Carlos Jobim, em 1962. A gravação de uma versão em inglês, no ano seguinte, interpretada por Astrud Gilberto (na altura, mulher de Tom Jobim), com letra de Norman Gimbel, transformou “Garota de Ipanema” ou “The girl from Ipanema” num sucesso mundial. Ao longo dos 25 anos que se seguiram, a canção ultrapassou as 3 milhões de execuções em emissoras de rádio e televisão, o que fez de Tom Jobim o segundo autor estrangeiro mais ouvido nos Estados Unidos.


História da Canção (para ouvir clique aqui)

Tom Jobim e Vinicius de Moraes não gostaram da primeira versão da letra, criada por este último e baptizada de “Menina que passa”.


"Menina que passa"

Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinhos
Com medo da vida
Com medo de amar

Quando na tarde vazia
Tão linda no espaço
Eu vi a menina
Que vinha num passo
Cheio de balanço
Caminho do mar


Mais tarde, Vinícius de Moraes fez a versão definitiva da letra, inspirado em Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto (mais conhecida como Helô Pinheiro), uma jovem que passava muitas vezes em frente ao Bar Veloso (hoje denominado “Garota de Ipanema”), em Ipanema. Tom Jobim e Vinícius de Morais eram frequentadores assíduos do bar, que ficava perto da morada de Helô Pinheiro. Só em 1965 é que Heloísa soube que tinha sido a musa inspiradora da canção. Tom Jobim e a esposa, Thereza, foram padrinhos de casamento da “garota de Ipanema”.


Graças à canção, Helô Pinheiro transformou-se numa celebridade. Foi entrevistada por jornalistas de todo o mundo, actuou em telenovelas, apresentou programas de televisão, fez anúncios publicitários, organizou concursos de beleza e até publicou a sua biografia. Hoje possui duas lojas de bikinis com o nome “Garota de Ipanema”.

Sem comentários: